Notícias

III Fórum de Empreendedorismo destaca otimismo para 2019

Em uma noite especial o Programa Empreender na Aciub reuniu dezenas de empreendedores durante o III Fórum de Empreendedorismo, na última quarta-feira (12/12). O otimismo para 2019 foi um dos destaques do evento que contou com três palestras com as perspectivas para o próximo ano, inovação, atenção ao consumidor.

O presidente da Aciub, Fábio Pergher, fez a abertura do Fórum e destacou que é fundamentar que todos vejam a necessidade das mudanças de atitudes, entender o papel de cada um e se valorizar. “Somos guerreiros e vocês, que estão aqui porque buscam algo novo, querem crescer e melhorar. Esta é a casa do empreendedor e temos orgulho deste momento, de reunir pessoas que acreditam que podem vencer momentos difíceis e que 2019 será melhor”, destacou o presidente.

Um panorama do Empreender neste ano foi apresentado pela coordenadora do Programa, Natasha Furtado, que apresentou números mostrando o sucesso das atividades. Na sequência, o contador Moacir Pires apresentou o Manual de Instruções Contábeis para os Clientes e o Selo de Qualidade Contábil, criados pelo Núcleo de Contabilistas do Empreender da Aciub.

Na série de três palestras, o vice-presidente da Aciub e presidente do Grupo UP Brasil, Humberto Pereira Carneiro, mostrou-se otimista diante das perspectivas dos Cenários e Perspectivas Econômicas para 2019. “O Brasil a nível de produtividade não tem ambiente de negócios, tudo aqui e difícil. Como conseguir ser competitivo neste ambiente ainda é um desafio. Mas vamos entrar em uma era diferenciada agora. E digo a vocês, nunca vi ninguém de sucesso que seja pessimista, só conseguimos fazer algo com otimismo e crença. Vamos viver uma era de abundância, como jamais vista”, destacou apresentando argumentos que justificam suas expectativas.

O tema inovação foi destacado pelo diretor de Inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Uberlândia (Sedeit), Gustavo Maierá. Ele afirmou que a inovação não tem volta e que as pessoas precisam entender isso. “As pessoas devem parar de se preocupar, parar de achar que inovação é modinha. Inovação está aí em definitivo, tem que ser mais estratégia, com atitude, cultura, experiência, propósito e valor”, ressaltou o empreendedor.

A última palestra da noite foi sobre ‘Estudos de Mercado, Consumidor e Consumo’ com o administrador, professor, mestre em administração e doutor em psicologia Solon Bevilacqua. Ele apresentou temas tratados como pesquisador líder do grupo de pesquisa M2C, mercado, consumo e consumidor.

Após as explanações os convidados participaram de um painel respondendo às perguntas do público e contribuíram ainda mais com a ampliação do conhecimento e novas visões sobre cenários, tendências e temas em destaque. Na sequencia, puderam participar de uma confraternização com apresentações musicais do Núcleo de Músicos do Empreender, e também puderam adquirir cerveja artesanal de empresa que integra o Núcleo de Cervejarias.

Este evento conta com o apoio do Programa AL-Invest 5.0 – que é um dos programas regionais de cooperação econômica mais importantes da Comissão Europeia, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (FADE).

Continue lendo