Notícias

Evento do Inovando Uberlândia reúne autoridades e empreendedores do mundo agro

Realizado na última terça-feira (20), o evento online  “First Regional Sector Metting: Agribusiness”, uma iniciativa do Projeto Inovando Uberlândia, reuniu autoridades e empreendedores de Uberlândia e Israel com o objetivo de fortalecer o networking entre empresas do agrobusiness e discutir inovações, novidades e a importância do agronegócio, setor que impulsiona a economia tanto em Uberlândia, quanto em Israel. 

O presidente da Aciub, Paulo Romes Junqueira, estava presente na transmissão representando a Associação, assim como uma das tesoureiras da entidade, Tereza Maria. Paulo Romes lembra a importância de se fomentar eventos como este e outros que a Aciub vem desenvolvendo. “São momentos para colocarmos em destaque o potencial da região em relação ao desenvolvimento econômico, tecnológico e do agronegócio. É importante estimularmos esses encontros pois são deles que podem surgir novas oportunidades de negócio, gerando renda, vagas de trabalho e atraindo investimentos”, pontua ele. 

O embaixador do Brasil em Israel, o general Gerson Menandro Garcia de Freitas, era uma das autoridades presentes na transmissão online e em sua fala parabenizou a realização do evento e a importância de se discutir assuntos voltados ao agronegócio. O embaixador pontuou também que os governos  do Brasil e Israel desempenham uma convergência de esforços para fomentar e estimular iniciativas de educação e networking. Por fim, Freitas ressaltou que apesar de não apresentarem a mesma estrutura no quesito agronômico, Brasil e Israel são exemplos de superação de problemas relacionados ao clima e solo, tudo devido ao avanço tecnológico. Em relação à Uberlândia, o embaixador ressaltou o destaque da região no setor de agrobusiness devido aos investimentos em novas tecnologias e iniciativas públicas e privadas.

O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, também falou sobre a inovação e avanço econômico no setor de tecnologia, ciência e agronegócio nos dois países. Passalio reforçou a forte relação entre Minas e Israel. “Desde a década de 60, Israel tem contribuído para o desenvolvimento da agricultura semiárida, por meio da difusão de técnicas de irrigação em regiões do Nordeste brasileiro, e as técnicas avançadas também podem beneficiar o Norte e Nordeste de Minas. O estado vem trabalhando por um ecossistema de classe mundial em constante melhoria e vem se destacando no cenário internacional em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), centros de pesquisa e inovação para comunidades de startups e mais”, apontou. 

O evento aconteceu com rodadas de apresentação de quatro empresas uberlandenses e quatro de Israel. Clique aqui para conferir um pouco sobre os empreendimentos que participaram do momento.

Continue lendo