Notícias

Bootcamp: iniciativa da Aciub abordará mais de 20 assuntos sobre empreendedorismo

Já ouviu falar em bootcamp? O treinamento que surgiu no exército, hoje invade o empreendedorismo com o objetivo de realizar uma verdadeira imersão em assuntos voltados à área. A Aciub segue a tendência do mercado e realiza entre os dias 10 e 13 de maio o “Bootcamp empreendedorismo em ação”. O evento, destinado aos associados da Associação, promoverá quatro dias repletos de assuntos, informações, dicas e dinâmicas que ajudarão o público a conhecer ferramentas, metodologias e assuntos para aprimorar seus empreendimentos. A iniciativa acontece sempre a partir das 19h, e os interessados precisam se inscrever no aciub.com.br/inscricoes e realizar um investimento de R$45 reais por pessoa. 

Mindset Empreendedor, Cliente e Mercado, Problema e Solução, Prototipagem e Mínimo Produto Viável, Canais, Vendas e Modelos Financeiros, e Lean Canvas, Storytelling e Pitch, são as seis áreas macro que serão discutidas e foram pensadas para englobar o máximo de assuntos possíveis que precisam ser discutidos. Um dos organizadores do evento, Micael Couto, do Programa Empreender, lembra que serão 12 horas repletas de informações. “Vai ser um bootcamp para apresentarmos uma série de conceitos e ferramentas que possam de fato permitir que os participantes desenvolvam projetos em seus empreendimentos, que muitas vezes ficam na gaveta e não são colocados em prática. O objetivo é trabalhar conceitos que irão ajudá-los desde a criação até a execução da ideia, empreendendo assim de forma mais inteligente e segura”, explica ele. 

Micael compartilha que para abranger todas as áreas que serão trabalhadas, dois consultores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas (Sebrae) guiarão a imersão. Elder Ramos Lima tem mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de micro e pequenas empresas, é formado em administração de empresas, especialista em gestão de pessoas pela PUC Minas e instrutor de Marketing e Negócios Ágeis no Sebrae. Ariel Machado Sanchéz é especialista em finanças e planejamento pela UFU, designer de serviços pela Escola de Design Thinking, atuou durante sete anos como professor universitário, e hoje é consultor de Marketing do Sebrae Minas. 

Confira o conteúdo programático do Bootcamp empreendedorismo em ação:

Mindset EmpreendedorCliente e MercadoProblema e SoluçãoPrototipagem e Mínimo Produto ViávelCanais, Vendas e Modelos FinanceirosLean Canvas, Storytelling e Pitch
Atitudes empreendedoras; Propósito; Effectutation.
Empatia; Desenvolvimento de clientes; Segmentação de mercado;
Técnicas de entrevistas e observação;
Construção de personas.
Tarefas funcionais e emocionais do cliente;
Lean startup;
Validação de problemas.
Tipos de protótipos;
Mínimo Produto Viável;
Validação da solução.
Canais de distribuição e comunicação;
Estratégias de vendas; Fontes de receita;
Estrutura de custos.
Métricas chaves do negócio;
Vantagens competitivas; Storytelling e pitch;
Lean Canvas.

Continue lendo