Aciub Jovem, Notícias

Encontro do Aciub Jovem reúne empreendedores e discute inovação e novos modelos de trabalho

Os processos de inovação dentro das empresas, os novos modelos de trabalho e os desafios do líder em uma gestão disruptiva foram pautas do encontro do Aciub Jovem na última terça-feira, 05 de abril. Durante a manhã, associados se reuniram na sede da Associação para a palestra “Mindset de Inovação – Como trazer isso para a realidade da sua empresa”, comandada pela presidente do Brain – Centro de Inovação em Negócios Digitais da Algar, Zaima Millazo. O presidente do Aciub Jovem, Rodrigo Braga, realizou a abertura do evento agradecendo a presença de todos, e reforçando o papel do Conselho em realizar estes encontros estratégicos e de capacitação. “Desenvolvemos ações com o objetivo de proporcionar networking, conhecimento, capacitação e negócios, e um deles é esta reunião mensal que acontece na primeira terça-feira de todo mês”, explicou ele. 

Rodrigo também pontuou a importância da realização destes momentos. “Temos um termo em inglês que é a serendipidade, que é você se sujeitar ao acaso, e realizando esses eventos proporcionamos que os associados participem, identifiquem oportunidades com outros empreendedores e façam contatos. Então se você não se coloca disponível para o acaso acontecer, muitas vezes a pessoa não conseguirá ter esse movimento e desenvolver novos projetos”, destacou o presidente do Aciub Jovem. 

Em sua palestra, Zaima compartilhou a experiência implementando processos inovadores em corporações, e também destacou a necessidade de se adaptar às mudanças e desafios, explicando como foi o surgimento do Brain. “Nosso grande motivador foi o contexto mundial. A Algar Telecom é uma empresa em que a tecnologia é o centro da prestação de serviços, e há seis anos atrás já sentíamos alguns impactos da evolução digital, por exemplo o SMS, que hoje não enviamos mais uns aos outros. Então nós enxergávamos a transformação digital como se fosse uma tempestade, mas também tínhamos um olhar de oportunidade e decidimos partir para esse lado e entender o que podíamos extrair de novos negócios”, explicou Zaima, contando que então o Brain foi criado para ser focado em inovação e apoiar a empresa neste processo. 

Construindo um mindset inovador na empresa, Zaima reforçou também as mudanças na forma de trabalho dos colaboradores, que se tornam mais autônomos, produtivos e acionam menos seus líderes, que também precisam se adaptar a essas novas características.  “O papel do líder muda, não podendo ser mais aquele ferramental antigo de comando e controle. O papel agora é apontar o que deve ser feito, e o time irá falar como deverá ser feito. Quando deixamos o time conduzir, garanto que você irá se surpreender”, pontua ela. 

Os associados Danilo Moura e João Paulo Baranzeli  estão imersos no universo da inovação atualmente. Os dois empreendedores, que atuam no mercado imobiliário, decidiram iniciar um novo projeto como sócios. “Processos estão sendo estabelecidos, tecnologias definidas, mas a essência desta novidade é entregar algo inovador para o mercado imobiliário, que é tão tradicional”, conta Danilo. O sócio João Paulo reforça a importância dos encontros como o da última terça-feira para a dupla. “Conseguimos apresentar o projeto, criar alianças, parcerias e é uma oportunidade de conversa e troca de experiências, sentindo a necessidade das pessoas e do mercado”, finaliza ele. 

Continue lendo