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Varejo+Experience: confira como foi e baixe as apresentações

Aumentar as vendas da empresa é um dos objetivos principais de qualquer empreendedor. Mas, ter sucesso nessa missão nem sempre é fácil. Para aprender novos métodos e conferir dicas de como fazer isso, micro e pequenos empreendedores de Uberlândia se reuniram na última sexta (23) no Varejo+Experience. A iniciativa da Aciub e Sebrae trouxe especialistas em quatro setores que afetam diretamente as vendas de um negócio.

O presidente da Aciub, Paulo Romes Junqueira, fez a abertura do evento e falou sobre a força dos líderes das pequenas empresas. “Hoje nós estamos conversando aqui com o grande empresário da micro e pequena empresa. O empresário da micro e pequena empresa é grande, é a pessoa que bate o escanteio e corre para a área para cabecear. Ela precisa conhecer um pouco de contabilidade, de custo, de venda, de tudo! Então, parabéns a você, grande empresário da pequena empresa, nós vamos impactar o Brasil se nós conseguirmos fazer essa turma crescer”, destacou ele.

Confira alguns assuntos e insights interessantes que foram abordados nas quatro palestras do Varejo+Experience:

  • Omnichannel

A primeira palestra do dia foi com Babi Tonhela, embaixadora da Americanas.com, que falou sobre Omnichannel. De forma simples, Babi explicou que  se trata de uma estratégia que utiliza todos os canais de comunicação de uma empresa de modo integrado e sincrônico. 

Um dos pontos que Babi também abordou foi o e-commerce. A especialista falou sobre três “vertentes” de metodologias do e-commerce na prática: para lojistas iniciantes, lojistas físicos e lojistas online. Ela reforçou que para cada um dos casos é preciso analisar os cenários e expectativas para que a estratégia mais assertiva seja tomada. 

Ainda sobre e-commerce, Babi destacou uma frase em específico: “O e-commerce resistiu, cresceu e amadureceu. É a bola da vez que nunca irá sair de campo”. 

Quer conferir o material apresentado por Babi na íntegra? é só clicar aqui!

  • A experiência do cliente

Sob o comando de Thais Falabella, que é User Experience (UX) do iFood, o público pode entender mais sobre como garantir uma boa experiência para seu cliente. 

Um ponto da palestra que vale destacar é a importância de se colocar as pessoas no centro.  De acordo com Thais, essa premissa deve estar presente em diferentes áreas da empresa, não somente focada no consumidor. Thais deu o exemplo de duas frentes: 

  • Os negócios dependem de pessoas: dos clientes, mas também dos funcionários e usuários. 
  • É preciso criar inovações baseada em pessoas, e focar no que realmente gera valor.

Por fim, Thais também falou sobre o porquê investir na experiência do cliente. A especialista compartilhou com os participantes que isso é necessário devido a diversos fatores, mas especialmente por causa do mercado cada vez mais exigente e mutável, e também porque investindo em UX a empresa ganha um diferencial de mercado forte, que pode ser decisivo. 

Para conferir o material que foi apresentado por Thais Falabella, é só clicar aqui.

  • Aumento das vendas em marketplace

Alexandre Viana, consultor do Mercado Livre, foi o terceiro palestrante do  Varejo+Experience. O convidado deu dicas de como aumentar as vendas e posicionar o negócio em marketplaces, plataformas que funcionam como shopping virtuais, e para exemplificar, falou sobre grandes cases de sucesso, como o do Mercado Livre, Americanas, Shoppe e outros. 

Viana trouxe dados importantes. Por exemplo, para ter uma estratégia assertiva é preciso saber quem é o público que está acessando as plataformas de marketplace. Segundo o convidado, pesquisas apontam que a maioria dos consumidores tem cerca de 37 anos, e que as mulheres são as que mais compram.

Além disso, um outro comportamento do público foi destacado por Alexandre: as formas de acesso. O convidado destacou que as pessoas estão trocando os sites por apps. De acordo com ele, os usuários únicos ativos mensalmente em apps dos 5 maiores players do mercado, cresceram 58% em 2021. 

O material que foi apresentado pode ser conferido neste link

  • Como criar estratégias ágeis com foco em resultados

A última palestra foi com Victor Mota, especialista em varejo do Sebrae Minas. Uma das primeiras dicas compartilhadas pelo convidado para maximizar resultados, foi o investimento em comunicação. Segundo Victor, a publicidade é uma das ferramentas principais para atrair clientes, e com a estratégia correta, é possível impactar potenciais clientes que se tornarão consumidores fiéis. 

Victor também apresentou dados para ajudar os empreendedores a traçarem estratégias ágeis e eficazes. Uma das informações de destaque foi sobre os e-shoppers, nome que caracteriza os consumidores virtuais e clientes eletrônicos, ou seja, aqueles que consomem majoritariamente de forma online. Segundo a pesquisa Left e Opnion Box, apresentada por Victor Mota, 74% dos e-shoppers brasileiros dizem que o preço é o fator principal de decisão na hora da compra. Por isso, vale a pena voltar a atenção para o valor cobrado pelo serviço e produto e pensar em estratégias atrativas. 

Para conferir o material que foi apresentado pelo especialista, é só clicar aqui.

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