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Pacto pela Alfabetização: diretores da Aciub conferem primeiros resultados

Na última segunda-feira (18/07), os diretores da Aciub puderam conferir os primeiros resultados do programa “Pacto pela Alfabetização”, que tem o apoio da Aciub desde a concepçãoOs dados foram compartilhados pela presidente executiva do Instituto Projeto de Vida, Raquel Garcia, na reunião semanal da diretoria da Associação.

A convidada compartilhou com os participantes como foi o processo para o lançamento do Programa, que aconteceu em fevereiro de 2022. “Nosso primeiro movimento foi em março desse ano, mas antes tivemos uma preparação de planejamento, aquisição de material e mais, entretanto na segunda semana de março começamos o programa e tínhamos três eixos de trabalho: engajamento de professores, alunos e pais”, contou ela.

Raquel Garcia compartilhou que os professores das escolas contaram com apoio de 30 profissionais que os apoiaram com o entendimento da metodologia, na qual o Programa é baseado. De acordo com a presidente executiva, a iniciativa teve 100% de adesão, sendo 56 escolas do ensino municipal envolvidas. Raquel explicou que três indicadores são analisados para mensurar o andamento e resultados alcançados: ritmo, aprendizado e frequência.  

Raquel contou que o primeiro teste já foi aplicado aos alunos. Os estudantes do 1º ano tiveram aproveitamento de 21% no teste de leitura com a utilização da nova metodologia de ensino, dado que no final de 2021 era 6%. Já os alunos do 2º ano alcançaram 43%, superando a meta estabelecida pelo Programa e a taxa do ano passado, que foi de 14%. No 3º ano, o resultado alçando foi de 53%, sendo que em 2021 era 28%.

Além disso, em relação ao teste de matemática, Raquel destacou que os resultados também são satisfatórios: 1º ano (59%) e 2º ano (77%).

O vice-presidente da Aciub, Fábio Túlio Felippe, falou sobre os impactos e o caminho promissor do Programa. “Mesmo aqueles avanços que ainda não atingiram a meta são inspiradores, pois o desafio é muito grande. Quando ouvimos que as mais de 20 mil crianças que estão sendo impactadas, mal sabem ler ou escrever, os números que já temos são inspiradores”, pontuou ele.

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