Notícias

Nota de pesar: ex-vice-prefeita Niza Ribeiro da Luz

É com profundo pesar que informamos sobre o falecimento da ex-vice-prefeita de Uberlândia, na gestão Virgílio Galassi, de 1997 a 2000, a sra. Niza Ribeiro da Luz Nascimento (82 anos). Empresária, professora e assistente social, dona Niza Luz foi secretária de Ação Social de Uberlândia, em duas gestões, além de candidata a prefeita e a deputada estadual. Na Aciub, teve um papel atuante e efetivo junto com o Aciub Mulher, contribuindo sempre com suas ideias, experiências e determinação empreendedora.

Niza Luz se destacou no cenário empreendedor e político de Uberlândia, tendo sido a única mulher a assumir a Prefeitura da cidade, quando ocupava o cargo de vice-prefeita na terceira gestão do prefeito Virgílio Galassi, entre 1997 e 2000. Nascida em Uberlândia, em 20 de agosto de 1939, teve contato com a política local desde cedo, por conta da família.  Aos 19 anos se casou com o médico dermatologista Simão de Carvalho Luz, que foi um dos fundadores da Escola de Medicina de Uberlândia. Graduada em Serviço Social, se especializou em Administração Hospitalar, além de mestrado em  Ciências Sociais, atuando como professora no curso de Medicina da UFU, onde também criou o setor de Serviço Social dentro do Hospital de Clínicas (HC).

Na política, foi Secretária Municipal de Trabalho e Ação Social por duas ocasiões, na gestão de Zaire Rezende (1983-1988) e de Paulo Ferolla (1993-1996). Entre as duas experiências, em 1988, se candidatou a prefeita, em uma eleição vencida por Virgílio Galassi e que ela ficou em terceiro lugar entre os seis candidatos. Niza Luz também se candidatou a deputada estadual pelo Partido da Frente Liberal (PFL), mas no dia da eleição descobriu que havia problema em sua inscrição, feita pelo partido, e assim ela  se tornaria inelegível, quando decidiu deixar de lado a política. 

Referência na assistência social em Uberlândia, em suas atuações criou o primeiro Núcleo de Apoio à Mulher na Prefeitura Municipal,  implantou um setor de Apoio à Criança e ao Adolescente e o CEC – Conselho de Entidades Comunitárias, além de ter atuado na idealização e criação dos bairros Tocantins e Esperança. Também liderou a ideia e criação do Centro de Fiação e Tecelagem e do Centro de Bairro Primeiro de Maio, hoje, Centro Profissionalizante Planalto e o Centro de Bairro Lagoinha.

A Aciub, em nome do presidente Paulo Romes Junqueira, seus diretores e associados, expressa os profundos sentimentos à família e amigos, em especial ao vice-presidente da entidade, Sérgio Tannus, de quem era sogra.

O velório acontece hoje na Paz Universal, das 10h às 16h, com sepultamento às 16h30 no Cemitério São Pedro.

Continue lendo