Notícias

Minas Consciente oficializa Uberlândia na onda amarela

Boletim divulgado nesta quinta-feira (17), no Diário Oficial de Minas Gerais, colocou a macrorregião Triângulo Norte, da qual Uberlândia participa, oficialmente de volta na onda amarela do Minas Consciente, depois que, na última semana, o Comitê Extraordinário Covid-19 anunciou a regressão desta macrorregião e da microrregião Uberlândia/Araguari para a onda vermelha. Na prática nada mudou, pois apesar desta regressão anunciada, os municípios de Uberlândia e Araguari conseguiram na justiça a permanência da macrorregião Triângulo Norte na onda amarela.

Desta forma, mesmo diante da decisão do Minas Consciente na última semana, tudo continuou a funcionar como estava, e assim deverá permanecer com esta nova definição do Comitê Extraordinário Covid-19. Além desta decisão, foi anunciado que duas macrorregiões de Saúde – Oeste e Centro-Sul progrediram para a onda verde, depois de 28 dias na onda amarela, graças aos bons índices epidemiológicos.

O Comitê Extraordinário Covid-19 também decidiu que, a partir deste sábado (19/9), as aulas práticas de todos os cursos de saúde que possuem atendimento direto à população serão consideradas serviços essenciais, podendo retornar às atividades a partir da onda vermelha, seguindo os protocolos e as normas técnicas voltadas para os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à pandemia.

Estas mudanças foram definidas nesta quarta-feira (16/9), em reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, após a análise semanal da situação da pandemia no estado. Na próxima quarta-feira acontece nova reunião semanal com reavaliação dos dados e definição de progressão, regressão e novas medidas.

A Aciub reitera a importância da contribuição de todos para a prevenção, controle dos números e manutenção das atividades econômicas em funcionamento, o que é essencial para a manutenção do emprego e renda, aliados à saúde.

Continue lendo