Notícias

Índice de Confiança dos Serviços atinge melhor nível desde 2015

A perspectiva na melhora do setor sobre as condições de negócios, levou o Índice de Confiança de Serviços (ICS) subir 4,1 pontos em janeiro, uma alta de 5,6 pontos percentuais em relação a dezembro do ano passado, quando o indicador fechou negativo em 1,5%. Com o resultado de janeiro, a confiança do setor de serviços atingiu 80,4 pontos, ultrapassando a marca dos 80 pontos pela primeira vez desde fevereiro de 2015.

Os dados da Sondagem do Setor de Serviços foram divulgados na última terça-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) e indicam que das 13 atividades pesquisadas, 11 apresentaram alta da confiança em janeiro. Com isto, o Índice de Situação Atual (ISA-S) subiu 4,7 pontos, para 74,3 pontos, e o Índice de Expectativas (IE-S) subiu 3,2 pontos, para 86,6 pontos.

A publicação divulgada pela FGV indica que a maior contribuição para a alta de 4,7 pontos relativa ao Índice de Situação Atual em janeiro é referente ao indicador de percepção com a Situação Atual dos Negócios, com alta de 5,2 pontos, para 74,4 pontos. Entre os indicadores integrantes do Índice de Expectativas, o destaque positivo foi o relativo à Tendência dos Negócios para os seis meses seguintes, que variou 4,5 pontos, para 90,3 pontos.

A Sondagem do Setor de Serviços de janeiro mostrou que o Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) do setor caiu 0,5 ponto percentual em janeiro, frente a dezembro do ano passado, indo a 82,3%.

Setores de Serviços

A alta de 4,1 pontos em janeiro relativa ao indicador Índice de Confiança de Serviços (ICS) atingiu, segundo o Instituto de Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas, três dos quatro segmentos mais importantes pesquisados neste início de ano.

Os consultores da FGV informaram que os Serviços de Informação e Telecomunicações se destacaram entre os três segmentos que apresentaram alta frente em dezembro. A exceção ficou com o segmento de Serviços de Transporte.

A edição de janeiro de 2017 coletou informações de 1.880 empresas entre os dias 2 e 27 deste mês.

A próxima divulgação da Sondagem de Serviços ocorrerá em 24 de fevereiro de 2017.

Fonte: Agência Brasil

Continue lendo