Notícias

Icasu abre parcerias para projetos em educação com empresas

Já são 54 anos de tradição. Do início das atividades em 1967 até hoje, a Icasu sempre se manteve em movimento e em alinhamento com as demandas de cada momento da sociedade. Foi assim quando, além do trabalho assistencial começou a atuar com crianças em vulnerabilidade nos anos 70 e depois em sintonia com seu tempo, iniciou o programa de qualificação para jovem aprendiz. Hoje além de projetos sociais a instituição é a maior empregadora do gênero na região já tendo formado aproximadamente 40 mil jovens em seus cursos.

Agora, a Icasu avança na atualização de seu trabalho formando parcerias para atender o mercado que demanda profissionais mais conectados, com formações específicas e conhecimentos em tecnologia. Tudo sempre adequado ao que rege a Lei do Aprendizado(10.097/2000) que regula a contratação de aprendizes com idade entre 14 e 24 anos por empresas de médio e grande portes. O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.

Nessa formação a Icasu sempre foi além da exigência legal oferecendo a seus jovens disciplinas como ética e cidadania, informática, matemática, produção de textos e orientação para o mercado de trabalho. “Nosso objetivo é que o jovem realmente tenha conhecimentos que agreguem nas atividades que ele desempenhará nas empresas. Queremos que o empresário que investe em um jovem aprendiz também possa ganhar muito com a presença dele em seu time. Hoje, sobretudo, em inovação”, diz o presidente da Icasu, Antônio Naves.

Nesta nova etapa a procura também é por abrir as portas da instituição para novos treinamentos e currículos de acordo com a demanda das empresas. Essas parcerias com a Icasu podem surgir por demanda das próprias empresas. Hoje, elas já podem procurar a Instituição na busca por jovens com nossos cursos regulares. Atualmente, mais de 500 aprendizes estão nesse programa e 360 na formação exclusiva da instituição. Para agregar o jovem à empresa basta que a organização entre em contato com a área de negócios da Icasu. Mas se há uma demanda específica da empresa que demande algum treinamento específico, a Icasu está aberta para construir novas parcerias. “Estamos atraindo novos parceiros e enriquecendo essa formação. Temos capacidade de preparar até mil jovens simultaneamente em nossa estrutura. São salas preparadas com tecnologia multimídia, em ambientes confortáveis com ar condicionado, carteiras ergonômicas e contando com instrutores em constante atualização”, conta a coordenadora pedagógica, Nayara Ribeiro. “Para iniciarmos essa atuação estratégica precisamos apenas que as empresas nos tragam suas demandas. Podemos construir juntos não só a seleção, como a formação do jovem”.

Fale com a Icasu: (34) 3214 9088

Material produzido pela assessoria de comunicação da Icasu

Continue lendo