Notícias

Felipe Attiê, Fabiano Alves e Cynthia Guerra participam de reunião da diretoria da Aciub

Na última segunda-feira, 23 de maio, os diretores da Aciub receberam o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, Felipe Attiê, Fabiano Alves, gestor de negócios do Sebrae, e a diretora de inovação da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, Cynthia Guerra Braga, para a reunião semanal do grupo. 

A convidada explicou aos participantes sobre o mapeamento que vem sendo desenvolvido de tecnologias na cidade de Uberlândia, para fomentar a formação de profissionais de Tecnologia da Informação. “Decidimos fazer um questionário para levantar as necessidades do público, e juntamente com outros atores do ecossistema, conseguir trabalhos voltados à capacitação e criar políticas públicas eficientes baseadas em números e dados”, detalhou ela. Em seguida, Cynthia Guerra compartilhou que agora este trabalho entra em uma segunda fase, em que, com o apoio da Aciub, Sebrae, e outras instituições, irá mapear outra parcela de empresas com o objetivo de obter uma visão mais ampla do ecossistema de negócios e tecnologia de Uberlândia, para conseguir fomentar a formação de profissionais de TI.

Fabiano Alves, gestor de negócios do Sebrae, também falou sobre uma iniciativa de mapeamento. O convidado compartilhou como surgiu a Turnê seu Negócio, que realizou um levantamento com cerca de 3 mil empresas da cidade de Uberlândia. “Contratamos uma empresa de consultoria que visitou todos esses empreendimentos, e existia todo um critério de questões estatísticas, mas um dos principais foi: visitem as empresas onde quer que elas estejam e comecem pelos bairros mais afastados. E assim conseguimos informações que são de extrema importância”, explicou ele. 

Confira alguns dados coletados na ação: 

  • Perfil  da empresa : microempresa (52%), microempreendedor individual (33%), empresa de pequeno porte (16%);
  • Quantidade de funcionários: até 05 (48%), de 05 a 10 (13%), não possui (32%); 
  • Sobre financiamentos em 2021: não teve interesse (73%); captou recurso (17,5%), não conseguiu (8,8%);

Felipe Attiê fala sobre programa Compete Minas 

O convidado reforçou com os diretores que no dia 31 de maio, o Governo de Minas lançará o programa Compete Minas. “É um programa que busca fortalecer a tríplice hélice. É preciso funcionar a acadêmica, governo e empresas”, destacou Attiê, reforçando que a novidade é uma criação da subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas e hoje, é considerado o maior programa do país, em relação à inovação, educação e mais. “É um programa que tenta mudar o estado de Minas Gerais, que saia da dependência dos grãos, da mineração e comodidades, que tenha essas atividades, mas que também tenha inovação tecnológica. Neste sentido, precisamos do apoio de Uberlândia, que é muito importante e é a segunda maior do Estado. Além disso, também precisamos trabalhar em conjunto com a Aciub, que é uma das mais importantes de Minas Gerais”, pontuou Felipe Attiê.

O Compete Minas financiará R$100 milhões para processos de inovação através de chamadas públicas contínuas. A iniciativa tem dois focos principais: a inovação em empresas, e a inovação através da relação entre a Instituição Científica e Tecnológica do Estado de Minas Gerais (ICTMG) e as empresas.

Continue lendo