Notícias

Especialista compartilha dicas de Gestão Financeira em oficina na Aciub

Na noite da última segunda-feira (25/09), a Aciub e a Rede Aqui tem Sebrae receberam o consultor de finanças, legislação, tributação e empreendedorismo do Sebrae, Alexandre Tronconi, para conduzir uma oficina de Gestão Financeira. O objetivo da oficina foi ensinar na prática conceitos essenciais para a saúde financeira de qualquer empresa, como fluxo de caixa, capital de giro, custos, e estratégias para organizar a parte financeira do seu negócio de forma saudável. 

Alexandre analisou situações como a pandemia de Covid-19, que obrigou empresas a fecharem as portas por meses, para mostrar como é importante ter a saúde financeira em dia, com reservas de emergência e planejamento de custos atualizados. Muitas empresas, devido ao lockdown, foram à falência por não conseguirem suportar a mudança repentina que se fez necessária no mercado; somente aquelas que tinham uma reserva, capacidade de adaptação, e planejamento financeiro conseguiram suportar a situação de emergência que foi instaurada àquela época. 

Mas não é possível adquirir essa capacidade de planejamento e adaptação sem estudar a própria empresa. Alexandre afirmou que é necessário conhecer os pontos fortes e fracos de seu modelo de negócio, para que seja possível realizar um nível de planejamento como esse.“Para poder planejar melhor as ações que eu vou fazer dentro da minha empresa, eu preciso realizar um processo diário de planejamento, análise e gestão financeira. É algo que tem que estar na rotina. Para uma empresa esse processo é tão importante quanto a alimentação de um ser humano, ninguém precisa dizer que uma pessoa tem que se alimentar todo dia, na empresa tinha que ser da mesma forma. É uma coisa que precisa acontecer naturalmente”, afirma.

A precificação dos produtos e serviços é outro ponto importante que só pode ser definido corretamente quando esse processo de organização estiver em dia. Se o empreendedor não está por dentro de seus gastos, problemas, ou até mesmo vantagens no mercado, definir uma precificação correta pode ser uma tarefa quase impossível. Um negócio que não sabe precificar de forma equilibrada corre um sério risco de ter problemas. 

Ao final do encontro foram sorteadas três consultorias financeiras especializadas para que alguns dos empreendedores presentes pudessem tirar dúvidas com o especialista, e trabalhar para colocar em prática o que aprenderam durante o evento.

O evento contou com o apoio do programa Al-Invest Verde. AL-INVEST Verde é um projeto financiado pela União Europeia que tem como objetivo promover o crescimento sustentável e a criação de empregos no Brasil e em mais 17 países da América Latina. A iniciativa visa apoiar as micro e pequenas empresas latino-americanas na transição para uma economia circular, eficiente em termos de recursos, com baixa emissão de carbono e baseada em inovação e digitalização. A Aciub executa um dos dois projetos brasileiros aprovados para compor a chamada do programa AL-INVEST Verde. O projeto, intitulado Economia Circular no Triângulo, visa promover a produção, o consumo e a gestão integrada de resíduos sólidos ambientalmente responsáveis e com base nos princípios da economia circular. Ao longo de sua execução, o programa irá fornecer capacitações, assistências técnicas, atividades de promoção comercial, networking e outras ações para contribuir com a produtividade e a competitividade das MPEs na região.

Continue lendo