Notícias

Enfermeira é a primeira a receber a vacina em Uberlândia

Após Uberlândia receber 6.900 doses da vacina CoronaVac para o combate à Covid-19, a enfermeira Marceli Fernandes de Oliveira, de 56 anos, recebeu a primeira aplicação ocorrida no município. Ela foi escolhida pela Prefeitura por atuar na linha de frente do combate à Covid-19, como enfermeira no hospital Santa Catarina.

Desde que foi confirmado o primeiro caso do novo coronavírus na cidade, em 17 de março de 2020, era grande a expectativa pela liberação de uma vacina, o que ocorreu no último domingo quando a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o uso emergencial de duas vacinas contra a covid-19 no Brasil: a CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e a vacina da Universidade de Oxford/AstraZeneca, que será produzida no Brasil pela Fiocruz. Por enquanto apenas a primeira está disponível no país, e foi esta que chegou a Uberlândia na manhã desta terça-feira (19/01) e começou a ser utilizada no fim da tarde.

Além da enfermeira Marceli, que atua na como profissional de saúde há 15 anos, outros 30 profissionais da saúde em serviço no ginásio do UTC foram imunizados, e a partir de então passaram a trabalhar na aplicação das demais pessoas que serão convocadas, dentro dos públicos atendidos neste primeiro momento.

Das 6,9 mil doses recebidas, segundo a prefeitura, 2.544 serão aplicadas em idosos acamados em residências e outras mil em idosos de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e profissionais que trabalham nas mesmas; outras 1.193 serão aplicadas em médicos de Unidade de Terapia Intensiva e 2.087 para enfermeiros de pronto-socorro. Para a aplicação da vacina foi montada uma estrutura no ginásio do UTC, sendo que cada ponto possui um notebook para acesso ao cadastro da Prefeitura e ao sistema do Ministério da Saúde, atualizando os dados online.

A prefeitura alerta que ninguém deve ir ao local em busca pela vacina, pois o atendimento é agendado de acordo com as prioridades e cadastro que deve ser feito conforme normas explicadas neste site: uberlandia.mg.gov.br/coronavirus/cadastro-vacinacao/

Continue lendo