Notícias

Desvendando o futuro: como foi o evento e os principais insights

Muita troca de ideias, novidades do mercado, cases de sucesso e insights brilhantes. Assim foi o “Desvende o Futuro: Evento ACIUB INOVAÇÃO com AWS – Inovação, Sustentabilidade e Sorteios” na última sexta-feira, 18 de agosto. Associados, empreendedores e membros do ecossistema de inovação de Uberlândia se reuniram na sede da Aciub para um bate-papo com Flávio Palestino e Helio Soares da AWS, e de Eduardo Pimental do Grupo Martins. 

Como a inovação pode ser transformadora para as empresas, independente do porte, e como é possível ser sustentável nesse processo foi um dos principais assuntos do encontro, que ainda contou com diversos sorteios para os participantes e dinâmicas interativas. Bruno Gregório fez a abertura do evento agradecendo a presença de todos, do staff e dos associados e explicou um pouco mais sobre a atuação do Aciub Inovação e a importância de ações e projetos que incentivem o ecossistema tech e de inovação em Uberlândia. 

O evento contou com uma dinâmica específica: Flávio Palestino (Senior Leader, Partner Sales) palestrando sobre a Cultura de Inovação da AWS; Helio Soares (Solutions Architecture Manager) falando sobre como ser sustentável neste cenário; e  ainda um painel com o Head da Transformação Digital do Grupo Martins, Eduardo Pimentel, e Laura Ballan Makrakis (Gerente de Relacionamento na AWS Brasil).

Inovação é para todos!

Flávio Palestino compartilhou um pouco com o público como a AWS vem trabalhando e intensificando sua cultura de inovação, contou um pouco da história do grupo e ainda deixou um recado importante: é possível inovar em diferentes empresas e cenários. 

“Existem ‘N’ formas de inovar. Nenhuma está certa ou errada, é só a forma como cada empresa entende e prefere conduzir. Mas a gente vê inúmeras empresas tentando inovar, por exemplo, pegar uma ideia de um concorrente tentando aperfeiçoar. A gente vê inúmeras empresas tentando inovar criando uma tecnologia que na leitura dos fundadores ela não existe. Na AWS a gente pensa diferente, pensamos que para inovar precisamos estar próximo ao cliente, precisamos entender as dificuldades, as dores e aí sim criar nossas ofertas, serviços e produtos para que a gente consiga gerar valor, surpreender e encantar”, reforçou ele.

Sustentabilidade e inovação: como a AWS trabalha os dois pilares

Na segunda palestra do dia, Helio Soares falou sobre sustentabilidade! O speaker explicou um pouco sobre o modelo de responsabilidade compartilhada da AWS, detalhando a atuação da empresa e do cliente.  “O modelo compartilhado significa que a parte de infraestrutura, criar uma infraestrutura mais sustentável possível, de data centers, toda a parte de refrigeração, uso da água, é de responsabilidade da AWS. Agora, as aplicações, os dados que vocês executam na nuvem, a maneira como vocês irão usar essa infraestrutura, é responsabilidade do cliente”, detalhou

Painel com case de sucesso fechou a manhã

Para encerrar a manhã, Laura Ballan Makrakis da AWS comandou um painel temática com o Head da Transformação Digital do Grupo Martins, Eduardo Pimentel. As empresas que fazem parte do Grupo e também os objetivos e missões de um dos grandes cases de sucesso do empresariado uberlandense foram assuntos  do bate-papo. “A gente fala que todo esse grupo de empresas e propósitos tem justamente esse objetivo: que é desenvolver o pequeno e médio varejo no Brasil” detalhou Pimentel. 

Em seguida, o convidado também compartilhou um pouco sobre o crescimento do Grupo nos últimos anos, que foram marcados pela pandemia. Para ele, a transformação digital e a inovação foram os impulsionadores principais. “A pandemia com certeza foi um momento de muita dúvida e incerteza. E para o Martins, a pandemia com todo o contexto de isolamento social, fez com que o Martins acelerasse algo que ele poderia demorar cinco anos de crescimento, tanto em vendas, tecnologia,e uso intenso de digitalização. Ai, nós saímos de um negócio de R$5 bilhões para R$7 bilhões, crescendo 30%. E foi justamente naquele período de distanciamento social, quando a gente olha para os negócios digitais da companhia, percebemos o crescimento deles de 24%”, finaliza.

Continue lendo