Notícias Empreender

Consultores do Empreender aprimoram conhecimentos com oficina onboard

Levar os empreendedores a lidarem com situações reais de mercado, por meio de jogos de tabuleiros. Este é um dos papeis das oficinas onboard, que exploram temas como liderança, concorrência, planejamento, gestão de recursos e comunicação.

Com o objetivo de aprimorar conhecimentos sobe esta técnica, consultores do Empreender da Aciub participaram de uma oficina promovida pelo Sebrae Minas. Eles tiverem a oportunidade de verificar como ocorre, por meio da estimulação lúdica, o envolvimento dos participantes em estratégias e no planejamento das decisões, o que contribui para que o empreendedor possa aprender melhor e avançar algumas casas na hora de abrir ou gerir seus negócios.

A consultora Laila Angélica Ferreira de Almeida, avaliou a participação. “A oficina de jogos foi muito proveitosa e atrativa, pois, de forma lúdica e divertida os participantes conseguiram visualizar como é importante se traçar estratégias assertivas para o sucesso de uma empresa, além da necessidade de se ter uma visão ampla do mercado e estar atendo e preparado para possíveis mudanças.  Estes conhecimentos serão essenciais para o auxílio aos empresários do projeto Empreender”, destacou a consultora.

As oficinas tiveram a duração de quatro horas, com cada jogo reunindo entre oito e 16 participantes, divididos em mesas com quatro jogadores cada. Um facilitador explicou as regras e acompanhou o desdobramento da competição, criando analogias entre as experiências vividas naquele instante com os desafios do mundo dos negócios.

As atividades aconteceram no Sebraelab, um espaço criado pelo Sebrae Minas para estimular nos empreendedores a liberdade de criar, trocar ideias, conhecer novos conteúdos e pessoas, inovar, produzir e fazer negócios.

O Programa Empreender na Aciub conta com o apoio do Programa AL-Invest 5.0 – que é um dos programas regionais de cooperação econômica mais importantes da Comissão Europeia, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (FADE).

Continue lendo