Notícias Empreender

Conheça o Serviço 4.0, a nova metodologia adotada pelo Empreender Competitivo

Hoje em dia, quem é empresário deve estar familiarizado com o conceito de Indústria 4.0. Criado na Alemanha, o fenômeno promete uma revolução nos processos de comunicação e nas relações de trabalho, através do planejamento e do controle da produção em tempo real, com ajustes muito mais rápidos, além da personalização do produto. A também chamada de Quarta Revolução Industrial garante impactos em toda a economia mundial. O segmento empresarial não fica de fora.

Com o intuito de aumentar a participação das micro e pequenas empresas no novo mercado, o Sebrae criou o projeto Serviço 4.0, ferramenta que tem foco em microempresas e empresas de pequeno porte com maturidade avançada e que visa a ajudar o empresário a reconhecer e reduzir seus gastos, aumentar sua produtividade e ampliar seus serviços digitais como diferencial competitivo, sendo esse último uma das principais promessas.

A CACB adotará esse método na nova etapa do programa Empreender, o Competitivo, a ser aplicado entre 2017 e 2019. Nesta fase, o objetivo é implementar o Serviço 4.0 nos núcleos setoriais do programa. Dessa forma, as empresas vinculadas poderão contar com diversas vantagens competitivas, tais como: melhoria contínua de processos, redução de desperdício, aproximação da tecnologia, melhora do atendimento e vários outros benefícios. Além disso, a ideia é difundir o conceito, não só dentro do Empreender, mas de forma geral entre os empreendedores do Brasil.

Na opinião de Luiz Claudius Leite, Coordenador Nacional da Metodologia Serviço 4.0, responsável pelo convênio do Empreender Competitivo por parte do Sebrae, o programa já é uma referência: “A maturidade dos núcleos do Empreender é um diferencial. Ouso dizer que será um dos precursores na implementação desse conceito no país.”

O Competitivo, a nova etapa do Empreender, que exige dos núcleos setoriais no mínimo 18 meses de atuação, foi desenvolvida para melhorar a competitividade das empresas nucleadas por meio de apoio para ações de marketing, mercado, consultoria, capacitações, participação em feiras etc.

“Sabemos que muitos empresários desistem de levar adiante projetos que poderiam ter sucesso, simplesmente por que não têm estrutura financeira ou mesmo a orientação de especialistas, o que nós podemos oferecer”, explica o coordenador nacional do Programa Empreender e coordenador executivo da CACB, Carlos Rezende.

Na visão do Presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), Fábio Pergher, “dentro do Empreender, a nova metodologia provocará mudanças positivas tanto na dinâmica interna das empresas, vide o aumento da produtividade, quanto na relação delas com o consumidor, graças ao serviço personalizado que a ferramenta propõe. Práticas que estimulam cortes de gastos também são fundamentais, uma vez que garantem a sustentabilidade e competitividade das empresas”.

Para mais informações sobre o Serviço 4.0 e o Empreender Competitivo, acesse o site empreender.org.br e acompanhe nossas redes sociais!

 

Fonte: Programa Empreender / Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB

Continue lendo