Notícias

Cenário político e econômico foi tema de reunião da diretoria em 03/04

Na última segunda-feira, 03/04, a Aciub recebeu o Estrategista-Chefe de Investimentos do UBS Wealth Management Brasil, Ronaldo Patah, para uma palestra sobre o ‘Cenário político e econômico’. O encontro reuniu associados e diretores que tiveram a oportunidade de conhecer a visão deste administrador e especialista com MBA em finanças pela Leonard Stern Business Scholl da New York University, e que foi responsável pela gestão de R$150 Bilhões em Fundos de Renda Fixa do Itaú Asset Management de 2009 a 2014.

Entre os pontos destacados pelo convidado estão o impacto gerado por dúvidas quanto à manutenção da reforma trabalhista e o andamento das discussões sobre a reforma tributária, além da ansiedade em relação ao aumento de impostos. Estes são temas sensíveis que envolvem o momento político e afetam as expectativas econômicas, gerando ansiedade para os empreendedores, assim como a decisão sobre investir mais.

Ronaldo Patah utilizou gráficos, dados históricos e situações do momento para promover uma análise mais efetiva e levar os convidados a pensar melhor sobre o atual momento. A vice-presidente, Tomaídes Rosa, que foi a responsável por este convite ao Estrategista-Chefe de Investimentos do UBS Wealth Management Brasil, avalia a mensagem que foi transmitida no encontro. “Ficou claro que temos um sistema financeiro seguro no Brasil e que em relação às estratégias de investimento e financiamentos, o direcionamento é o ‘back to the basic’ e a fuga de riscos. É o mundo novamente com os dois pés no chão, por conta das altas taxas de inflação e consequentemente as altas taxas de juros no mundo todo”, destacou a vice-presidente Tomaídes Rosa.

A vice-presidente também chamou atenção para uma visão mais focada no cenário nacional. “Aqui no Brasil, infelizmente estamos com risco de confiança dada a estagnação nos 100 primeiros dias de governo e questionamentos – do atual governo – em relação aos avanços que o país obteve em termos de governança pública, como a reforma da previdência, a independência do Banco Central, reforma trabalhista e o marco do saneamento. Neste momento os investimentos ficarão em segundo plano, e este ano será de travessia e não de euforia”, finalizou a executiva.

O presidente, Fábio Tulio Felippe, ressaltou a importância de momentos como estes, que oferecem aos participantes análise de cenários. “É muito importante recebermos especialistas para trazer visões e análises de cenários, pois todo empreendedor precisa ter boas referências nas suas tomadas de decisões. Nosso objetivo é contribuir com todos, por isso fizemos um evento aberto a todos associados e comunidade”, ressaltou.

Continue lendo