Notícias

Cadeia produtiva do agronegócio foi tema de reunião do Cosag, com participação da Aciub

A indústria de alimentos representa quase 10% do PIB brasileiro, e no ano passado foi responsável pela geração de 16 mil novos empregos. Estes dados, divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), mostram a contribuição do setor para a economia brasileira e foram tema da reunião mensal do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em que a Aciub é representada por seu vice-presidente, Sérgio Tannus.

O presidente da Abia, João Dornellas, participou da reunião e revelou números que mostram o impacto da cadeia produtiva do agronegócio. “É preciso lembrar que 9,8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro é representado pela indústria de alimentos. Além disso, 26% da indústria do Brasil é de alimentação, sem contar que 58% de tudo o que o campo produz passa pela indústria, sendo o Brasil o 2º maior país exportador de alimentos do mundo”, destacou o presidente da Abia.

Dornellas também chamou atenção sobre a questão da rotulagem nutricional. “A indústria é a favor da nova rotulagem. Buscamos trazer a melhor informação para que o consumidor faça a melhor escolha”, afirmou ao lembrar que defende o modelo de semáforo colorido, na rotulagem. O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), André Nassar, também participou da reunião e destacou que “A oportunidade que temos com o agronegócio é única”.

Para o empresário Sérgio Tannus, que representa a Aciub no Cosag, ressaltar a importância do agronegócio é essencial para valorizar o setor. “Reuniões como estas são essenciais, pois além de ampliar o relacionamento com representantes da cadeia produtiva, são compartilhados dados, iniciativas e novos conhecimentos que nos enriquecem e tornam público à sociedade o real impacto do agronegócio no país. Como empresários temos o papel fundamental de defender este setor, e é neste sentido que representamos a Aciub e seus associados nestes encontros”, afirmou Tannus.

A reunião foi presidida por Jacyr Costa, presidente do Cosag, com a abertura de José Ricardo Roriz, 2º vice-presidente da Fiesp.

Fonte: Cristina Carvalho, Agência Indusnet Fiesp.

Continue lendo