Notícias

AL-Invest obtém bons resultados em 2017

Em março deste ano, a CACB lançou o Edital de Processo Simplificado de Apoio a Ações Empresariais. Divulgado no site e no portal do Empreender, o edital, que foi dividido em pacotes de atividades, teve como objetivo apoiar as entidades empresariais com a formação de novos núcleos setoriais, promovendo, assim, o desenvolvimento, a competitividade e a produtividade das empresas nucleadas do programa Empreender.

A iniciativa foi amplamente divulgada no site e nas redes sociais do Empreender, por meio da campanha #AGentePagaMetade, que visou a estimular os empresários brasileiros a buscar os recursos da União Europeia. A campanha foi tema de reportagens em veículos nacionais e locais, tais como a TV Globo Amazônica, o Diário do Comércio, o site da Fecomércio-DF e a revista Empresa Brasil.

Em outubro, paralelamente ao 4° Fórum CACBMil e ao Encontro Nacional do Empreender, a CACB promoveu o Encuentro Internacional de Conserejos de Núcleos Empresariales – AL- Invest 5.0, em Foz do Iguaçu- PR. Na ocasião, 60 consultores de 13 países se reuniram para debater as perspectivas e promover a adoção da metodologia de núcleos setoriais para o fortalecimento de micro e pequenas empresas na América Latina.

Estiveram representados Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Honduras, México, Paraguai, Peru e Panamá, além do Brasil e da Alemanha. O evento foi moderado pelos três consultores da entidade alemã Sequa, parceira da CACB: Jordi Castan, Justo Jimenez e Veronique Chavane.

Para fechar o ciclo de 2017, a CACB participou, em dezembro, da última reunião de consórcio do ano, na sede da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz (CAINCO), da Bolívia. No encontro, a Confederação apresentou um panorama sobre o andamento e os resultados dos projetos brasileiros e abordou estratégias para atuação do Brasil no cenário do AL-Invest 5.0 para o próximo ano.

Para o presidente da Aciub, Fábio Pergher, os benefícios trazidos pela cooperação internacional com a União Europeia transcendem o âmbito financeiro. “O associativismo promovido pelo programa AL-Invest é uma grande oportunidade para os empresários brasileiros porque, além de custear ações que eles não conseguiriam realizar sozinhos, também aumenta significativamente sua rede de contatos na América Latina”.

Em 2018, as notícias do AL-Invest continuarão sendo lançadas no site e as redes do Empreender. Não deixe de acompanhar!

 

Fonte: CACB

Continue lendo