Notícias

Aciub participa de reunião da Cosag, com homenagem à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Na última sexta-feira (18/03), aconteceu mais uma reunião do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), em São Paulo. Durante o encontro, o vice-presidente da Aciub, Sérgio Tannus, que representa a entidade no Cosag, esteve presente e participou da homenagem da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) à  ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. A autoridade, que deixa o comando da pasta ainda este ano para concorrer ao Senado Federal pelo estado do Mato Grosso do Sul, teve seu desempenho enaltecido pelas autoridades e pelos empresários presentes no encontro.

O presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, exaltou a serenidade, a firmeza, a descrição e a eficácia com as quais Tereza Cristina desempenhou seu papel à frente do MAPA, durante o governo de Jair Bolsonaro.

O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, elogiou a maneira como a atual ministra contornou crises como a pandemia de Covid-19, o desastre de Brumadinho e a recessão na Argentina, e garantiu que não houvesse desabastecimento no Brasil. Ainda segundo ele, Tereza Cristina teve papel crucial na abertura de mercados, na queda de barreiras comerciais e na busca por fertilizantes para o agronegócio brasileiro.

O ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e membro do Cosag, Roberto Rodrigues, destacou as qualidades técnicas de Tereza Cristina, que é formada em engenharia agrônoma e já foi deputada federal, e qualificou seu legado como “extraordinário”.

“Você semeou uma quantidade enorme de projetos que estão frutificando”, disse Rodrigues a Tereza Cristina. “Por isso, oferecemos uma lembrança do Cosag – este pequeno troféu com a imagem de um semeador – para que você o coloque na prateleira mais alta que você tiver em sua casa”, acrescentou o ex-ministro.

Tereza Cristina apresentou um balanço da ações realizadas entre 2019 e 2021 e destacou, entre outras conquistas, a reforma da estrutura institucional do MAPA; a desburocratização da pasta; o lançamento do Sistema Informatizado do Registro Geral da Atividade Pesqueira, a regulamentação da aquicultura nas águas da União, a concessão de créditos da reforma agrária; e projetos de inovação, desenvolvimento sustentável e inclusão produtiva, como o Agro Residência e o Ater Digital [modernização na assistência rural por meio da promoção de Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs]. O acesso a mais de 200 mercados, a participação do Brasil em fóruns importantes, como a COP-21, e os incentivos a pequenos e médio produtores também foram lembrados.

“Quando a gente faz o que gosta e faz com prazer, a gente consegue caminhar”, disse Tereza Cristina. “Fiz minha obrigação de reger essa orquestra boa e afinada que estava junto comigo. Essa semente que eu deixei plantada, todos nós semeamos no agro.”

Mário Montes, atual secretário-executivo do MAPA, e nome mais cotado para assumir o Ministério, terá a desafiadora tarefa de dar continuidade ao trabalho iniciado por Tereza Cristina e também dar escala aos projetos implementados nos últimos três anos e meio.

Com texto de Mayara Moraes, Agência Indusnet Fiesp e fotos de Ayrton Vignola/Fiesp.

Continue lendo