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A tecnologia e seu impacto na economia do futuro

Na última segunda-feira (17), o Aciub Mulher, em sua reunião mensal, debateu ‘Os impactos da tecnologia na economia do futuro’. A administradora e participante do conselho, Anna Paula Graboski, apresentou às presentes as transformações tecnológicas que já ocorreram na história e suas influências na economia, além de como as empresas reagiram à essas mudanças. O objetivo foi apresentar as tendências possíveis no mercado e chamar a atenção para a importância de acompanhar estas transformações. 

Com bilhões de pessoas hiperconectadas entre si em uma rede global de informação sem precedentes, está claro que seguiremos neste processo de transformação histórica. O que precisa ser discutido é como se orientar, seja no comportamento ou nos negócios, para aproveitar ao máximo as oportunidades apresentadas por este cenário de mudanças iminentes, seja agora, assim como na próxima década. 

No final do século XVIII o vapor impulsionou a primeira revolução industrial, enquanto um século depois, a eletricidade e as linhas de montagem tornaram possível a produção em massa, e já nos anos 70, veio a terceira revolução, gerada pela automação, computadores e as redes conectadas. Agora, é o momento da quarta revolução industrial. Nos últimos 5 anos, as empresas mais valiosas do mundo passaram a ser aquelas que trabalham com dados e ativos, e não mais com tangíveis. O mundo é movido por bytes, onde os dados são muito mais valiosos do que os objetos físicos. Quando se trata de progresso tecnológico, a taxa de mudança está realmente ficando cada vez mais rápida. A cada ano há mais avanços tecnológicos do que no anterior, e uma vez que o crescimento exponencial entra em ação, as inovações podem acontecer a um ritmo incompreensível. Não estar conectado a estes processos, pode fazer com que seu negócio não resista aos próximos anos.

Neste cenário atual novas empresas são criadas e se desenvolvem baseadas na tecnologia, e os pequenos podem roubar a cena, enquanto gigantes podem cair. Um grande sinal dessa mudança de paradigma é o ranking de marcas mais valiosas do mundo. No topo, não estão mais a boa e velha Coca-Cola, Nike ou outros produtores de bens de consumo tangíveis. Agora quem dá as cartas são as empresas de tecnologia, como Google e Amazon, com seus serviços, soluções e novidades que encantam e conquistam usuários por todo o mundo. Para conseguir se diferenciar nesta nova economia é preciso compreendê-la. Isso não envolve apenas os indivíduos mais ligados em tecnologia, mas serve para todos que querem conseguir resultados e manter seus negócios no mercado. A necessidade de estar atento e se adequar às novidades, que surgem em uma velocidade cada vez maior, é de todos nós!

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