Notícias

A Aciub é destaque como um Case de Sucesso no programa AL-Invest 5.0

A Aciub aparece como um dos três cases de sucesso de 2018, divulgados na página do AL-Invest 5.0, no site da CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil. O reconhecimento se deu devido à ações da Aciub voltadas à boas práticas para o meio ambiente, como a implantação de painéis de energia solar e a gestão de resíduos por meio da reciclagem e da diminuição do uso de recipientes plásticos. Além disso, a entidade intensificou, por meio de palestras, e-letters e capacitações – a divulgação de informações sobre os temas aos seus associados.

Tais iniciativas surgiram a partir de uma missão empresarial ao estado da Baviera, na Alemanha, em que o superintendente da Aciub teve a oportunidade de conhecer as tecnologias para a geração de energia a partir de fontes renováveis.  A missão aconteceu de 16 a 23 de junho e contou com visitas a diversas empresas da região e também à Feira Intersolar, que é considerada líder em tecnologia fotovoltaica. A Aciub foi representada na missão pelo superintendente Marcio Adriano Bocchio.

Um dos locais visitados durante a missão foi a vila modelo de energias renováveis em Wildpoldsried, pequena cidade da Baviera, onde foi possível conhecer, na prática, várias formas de geração de energias renováveis. A cidade iniciou, em 1997, por meio do associativismo, investimentos na produção de energias renováveis, com o desafio de alcançar a autossustentabilidade até o ano de 2020. Os resultados superaram as expectativas: em 2014, Wildpoldsried já produzia cinco vezes mais do que consumia, faturando cerca de 7 milhões de euros com a venda da energia excedente.

Já na Feira Intersolar, foi possível conhecer diversas técnicas e equipamentos, alguns ainda em fase de teste, utilizados na produção e na utilização de energia fotovoltaica. Durante o evento, também foi possível estabelecer contato com algumas empresas e associações, como por exemplo, o pesquisador Fraunhofer-Gesellschaft, da Marilam Dumke, que apresentou possibilidades de parcerias e de cooperação na transferência de tecnologia e outros modelos colaborativos, não apenas na área de energias renováveis, mas também de mobilidade urbana, Internet das Coisas (IoT), entre outras.

Missão empresarial ao estado da Baviera, na Alemanha, conheceu tecnologias para a geração de energia a partir de fontes renováveis

AL-Invest 5.0

O AL-Invest é um dos programas de cooperação econômica mais bem-sucedidos da União Europeia na América Latina, cujo objetivo é apoiar o desenvolvimento empresarial na região, reduzindo a pobreza por meio do aprimoramento da produtividade das micro, pequenas e médias empresas (MPEs), promovendo o seu desenvolvimento sustentável.

Em 2015, a Comissão Europeia lançou a quinta edição do programa, cujo foco é promover o crescimento baseado no associativismo empresarial. O consórcio de execução é formado por 11 organizações: a líder Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz, na Bolívia (Cainco), a Câmara de Comércio de Lima (Peru), a Câmara Nacional de Comércio e Serviços do Uruguai, a Associação Guatemalteca de Exportadores (AGEXPORT), a Câmara de Comércio da Costa Rica e a Câmara de Comércio e Indústria de El Salvador, Banco Interamericano de Desenvolvimento (EUA), a Câmara de Comércio de Paris (França), Eurochambres (Bélgica), a Sequa (Alemanha) e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

Como representante brasileira no consórcio executor, a CACB executa os projetos juntos às Associações e Federações Comerciais, investindo recursos em atividades como capacitações, consultorias e participação em rodadas de negócios e missões empresariais.

A CACB, ainda, monitora os projetos contemplados no Edital de Apoio Financeiro a Terceiros (AFT), que recebem recursos diretamente da União Europeia. As entidades brasileiras que possuem projetos AFT são o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa do Pará (Sebrae/PA), a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).

Continue lendo